
Teste Respiratório para Supercrescimento Bacteriano, Intolerância à Lactose e à Frutose
Conheça nossos inovadores exames para cuidar da sua saúde digestiva!
Teste Respiratório para SIBO (Supercrescimento Bacteriano no Intestino Delgado):
-
Avalia o crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado.
-
Realizado através do Teste do Hidrogênio Expirado
Teste de Intolerância à Frutose:
-
Fornece informações sobre como seu corpo processa a frutose.
-
Utiliza o Teste de Hidrogênio Expirado para avaliar a digestão de açúcares.
Teste de Intolerância à Lactose:
-
Revela a capacidade do organismo em digerir lactose.
-
Utiliza o Teste de Hidrogênio Expirado para diagnóstico.

Como este exame é realizado?
O Teste Respiratório, também chamado de Teste do Hidrogênio Expirado, é um exame que utiliza a medida de hidrogênio e/ou metano contido na respiração para identificar Supercrescimento Bacteriano no Intestino Delgado (SIBO), assim como diagnosticar intolerância à lactose e à frutose.
Em casos de desequilíbrio na flora do intestino delgado, ocorre uma prevalência de bactérias indesejadas que fermentam carboidratos, gerando gases como metano e hidrogênio. Esses gases são transportados pelo sangue até os pulmões, sendo excretados na expiração.
O exame é realizado ao longo de duas a cinco horas, em intervalos determinados, sendo que para SIBO a duração é de 2 horas e os intervalos são de 15 mintuos. O teste é não invasivo e de fácil realização, sendo adequado para pessoas de todas as idades. Além de identificar o supercrescimento bacteriano, o teste é eficaz no diagnóstico de intolerância à lactose e à frutose.
No caso da intolerância à lactose, o exame dura 3 horas com coletas a cada 30 minutos, sendo que o paciente ingere uma solução contendo lactose. Se houver deficiência na enzima lactase, responsável pela quebra da lactose, ocorre a fermentação bacteriana, gerando hidrogênio e outros gases. A análise da expiração do paciente ao longo do teste revela a presença desses gases, indicando a intolerância à lactose.
Quanto à intolerância à frutose, após a ingestão de uma solução contendo frutose, o teste avalia ao longo de 3 horas, a cada 30 minutos, os níveis de hidrogênio e outros gases na expiração. Se a absorção da frutose estiver comprometida, ocorre a fermentação bacteriana, evidenciando a intolerância.

Como é o preparo para o exame?
Para o preparo do Teste do Hidrogênio Expirado, quatro semanas antes, evite antibióticos orais/venosos, com exceção dos tópicos. Uma semana antes, interrompa laxantes e medicamentos para motilidade.
Na manhã anterior, não consuma leite, derivados, mel, refrigerantes, bebidas esportivas, álcool ou sucos de frutas, evitando fibras e suplementos. Abstenha-se de alimentos ricos em fibras como grãos, cereais, leguminosas, frutas, hortaliças e oleaginosas. Alimentos permitidos incluem pães não integrais, biscoitos sem lactose, café, chá, margarina, arroz branco, macarrão não integral, carne, frango, ovo e peixe. Depois, realize um jejum de 22 horas até o exame.
Na manhã do teste, higienize a boca, evite fumar e não realize atividade física. Após o teste, retorne à dieta normal. Vale ressaltar, que esse é um exame seguro, que não apresenta riscos ao paciente. No entanto, pode apresentar alguns efeitos colaterais, pela ingestão do carboidrato, como distensão abdominal, dor, náuseas e diarreia.